quinta-feira, agosto 09, 2007

Fajã do Calhau- Um Recanto a Descobrir

Teófilo Braga


No passado dia 2 de Outubro, os Amigos dos Açores- Associação Ecológica organizaram mais um passeio pedestre. Desta feita, tratou-se de percorrer um trilho, circular, com cerca de 14 km de extensão, que teve início na Igreja do Faial da Terra, passou pela Fajã do Calhau e pelo local das Fagundas, pertencente à freguesia de Água Retorta, e voltou ao ponto de partida.
Há já duas décadas que, no âmbito de um projecto intitulado “Conhecer para Proteger”, os Amigos dos Açores promovem a realização de passeios pedestres mensais, como forma privilegiada de contacto com a natureza. De igual modo, esta Associação, com o referido projecto, pretende fomentar a educação ambiental e a ocupação dos tempos livres e, também, promover o conhecimento do património natural e cultural dos Açores.
Apesar do grau de dificuldade ser o mais elevado, nível 2/3 (médio/difícil), quarenta e duas pessoas participaram, cada uma delas com a sua própria motivação. Com efeito, para além do sã convívio e do conhecimento de locais que só se consegue quando se anda a pé, há que ter em conta estudos diversos que confirmam que as caminhadas são benéficas para a saúde. Por exemplo, caminhar ajuda a queimar gorduras, alivia o stress, reduz o colesterol, fortalece e tonifica os músculos das pernas, coxas e ancas, fortalece os ossos, ajuda a atenuar estados depressivos, aumenta a auto- estima, etc.
De entre os diversos motivos de interesse observados ao longo do trilho e que poderiam ser mencionados neste texto, apresentamos, apenas, alguns apontamentos sobre a Fajã do Calhau e a Lomba das Fagundas.
Com cerca de 100 casas, a Fajã do Calhau possui um elevado interesse do ponto de vista panorâmico e é um local importante, da ilha de São Miguel, para a nidificação de aves migradoras, como é o caso do cagarro (Calonectris diomedea borealis). Além disso, na fajã é possível observar algumas das espécies da flora açoriana características das altitudes mais baixas, como a vidália (Azorina vidalii), o bracel (Festuca petrae), a erva- leiteira (Euphorbia azorica); a faia da terra (Myrica faya), o queiró (Calluna vulgaris) e a urze (Erica azorica).
A Lomba das Fagundas é um pequeno povoado sobranceiro ao mar que dista cerca de 1 km de Água Retorta. Outrora com uma população que justificou a existência de uma escola móvel, que terá sido extinta no início dos anos trinta do século passado, hoje, o número de habitantes é diminuto, possuindo a maioria deles idade avançada.

(Publicado na Revista “Casas das Ilhas, nº 2, Novembro de 2004)

Sem comentários: