sexta-feira, agosto 17, 2007

CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

ALGUNS CONCEITOS


ECOLOGIA E ECOLOGISMO

"Ecologia é ter o canto de uma ave na cabeça e os pés na terra"(Jean-Paul Ribes, "La Baleine")

O termo ecologia foi usado pela primeira vez, em 1866, pelo biólogo alemão Ernst Haeckel. A ecologia, que só a partir de 1919 deixou de ser um ramo da Biologia, pode ser definida como "a ciência que estuda as relações do homem com o meio ambiente vivo e a natureza que o envolve, a comunicação que se estabelece entre os organismos vivos, desde a mais pequena célula ao mais complexo sistema vivo".

A interacção existente entre sociedade e natureza fez com que, a partir de certo momento, a ecologia se tornasse, pouco a pouco, em actividade de intervenção política e social, em ecologismo - termo criado por Dominique Simonnet, em 1979, para distinguir ciência de actividade político/social.

Em suma, podemos distinguir duas vertentes no conceito de ecologia: a científica e a social. Estas "não podem ser entendidas numa antítese, mas sim como dois aspectos da mesma realidade global. A previsão científica permite orientar a intervenção social, e esta corrigir a primeira".




AMBIENTE

Ambiente é o conjunto dos sistemas físicos, químicos, biológicos e suas relações e dos factores económicos, sociais e culturais com efeito directo ou indirecto, mediato ou imediato, sobre os seres vivos e a qualidade de vida do homem.

QUALIDADE DE VIDA

Esta é o resultado de múltiplos factores no funcionamento das sociedades humanas e traduz-se na situação de bem estar físico, mental e social e na satisfação e afirmação culturais, bem como em relações autênticas entre o indivíduo e a comunidade, dependendo da influência de factores inter-relacionados, que compreendem designadamente:

a) a capacidade de carga do território e dos recursos;
b) a alimentação, a habitação, a saúde, a educação, os transportes e a ocupação dos tempos livres;
c) um sistema social que assegure a prosperidade de toda a população e os consequentes benefícios da Segurança Social;
d) a integração da expansão urbano – industrial na paisagem, funcionando como valorização da mesma, e não como agente de degradação.

ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO

É o processo integrado da organização do espaço biofísico, tendo como objectivo o uso e a transformação do território, de acordo com as suas capacidades e vocações, e a permanência dos valores de equilíbrio biológico e de estabilidade geológica, numa perspectiva de aumento da sua capacidade de suporte de vida.

CONSERVAÇÃO DA NATUREZA: CONCEITO E ASSOCIATIVISMO

Durante muito tempo a Conservação da Natureza estava associada à defesa das espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção.

Preocupação muito antiga, a conservação da natureza só terá assumido carácter organizado com o movimento dos “naturalistas”, nos Estados Unidos, por volta de 1872, ano em que foi criado o Parque Nacional de Yellowstone.

Foi, contudo, a publicação do livro “Primavera Silenciosa”, em 1960, nos Estados Unidos, e, três anos depois, em França, de autoria da bióloga norte-americana Rachael Carson, que fez despertar as consciências para as crescentes agressões ambientais a que estava a ser sujeita a Mãe da Terra.

Em 1969 surge, em São Francisco, nos Estados Unidos, o movimento dos “Friends of the Earth”. No ano seguinte nasce, no Canadá, por iniciativa de um pequeno grupo de ecologistas americanos e canadianos, a organização “ Greenpeace.

Em Portugal, até ao 25 de Abril de 1974, apenas a Liga para a Protecção da Natureza (LPN), fundada em 1948, desempenhou um papel fundamental na educação e sensibilização para a conservação da natureza. Logo após aquela data é fundado, em Lisboa, o Movimento Ecológico Português e em Dezembro do mesmo ano surge, no Porto, o Núcleo Português de Estudo e Protecção da Vida Selvagem que chegou a possuir uma delegação nos Açores, com sede em Vila Franca do Campo.

A Associação Amigos dos Açores é uma Associação de Defesa do Ambiente, criada em Março de 1985, que tem como objectivo, em termos gerais, contribuir para a construção de um mundo mais limpo; mais justo e pacífico, privilegiando para isso métodos de trabalho e de intervenção não- violentos.

Com cerca de 750 associados individuais espalhados por várias ilhas dos Açores, em Portugal Continental e nas comunidades de emigrantes, a sua acção embora centrada na ilha de S. Miguel, tem-se estendido a todas as ilhas, quer através dos seus membros, quer através da colaboração com as autarquias e sobretudo com as escolas de todos os níveis de ensino.

A conservação é hoje assumida como a gestão da Biosfera, de modo a que o homem utilize os seus recursos de forma perene, satisfazendo as suas necessidades sem degradar o património, natural e cultural, que é uma herança que não nos pertence, porque pertence às gerações do futuro. Assim, é necessário que a política de conservação seja uma componente fundamental de todas as políticas sectoriais e abranja todo o território, em particular a agricultura a indústria, a floresta, etc. devem obedecer a critérios ambientais e de conservação.


ÁREAS PROTEGIDAS

São áreas terrestres, águas interiores e marítimas em que a fauna, a flora, a paisagem, os ecossistemas ou outras ocorrências naturais apresentem, pela sua raridade, valor ecológico ou paisagístico, importância científica, cultural e social, uma relevância especial que exija medidas específicas de conservação e gestão, em ordem a promover a gestão racional dos recursos naturais, a valorização do património natural e construído, regulamentando as intervenções artificiais susceptíveis de as degradar.


Parque nacional


Entende-se por parque nacional uma área que contenha um ou vários ecossistemas inalterados ou pouco alterados pela intervenção humana, integrando amostras representativas de regiões naturais caracterís¬ticas, de paisagens naturais e humanizadas, de espécies vegetais e animais, de locais geomorfológicos ou de ha¬bitats de espécies com interesse ecológico, científico e educacional.

Reserva natural


Entende-se por reserva natural uma área desti¬nada à protecção de habitats da flora e da fauna.

Parque natural


Entende-se por parque natural uma área que se caracteriza por conter paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, de interesse nacional, sendo exemplo da integração harmoniosa da actividade humana e da Natureza e que apresenta amostras de um bioma ou região natural.


Monumento natural

Entende-se por monumento natural uma ocorrência natural contendo um ou mais aspectos que, pela sua ,singularidade, raridade ou representatividade em termos ecológicos, estéticos, científicos e culturais, exigem a sua conservação e a manutenção da sua integridade.


Paisagem protegida

Entende-se por paisagem protegida uma área com paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, de interesse regional ou local, resultantes da interac¬ção harmoniosa do homem e da Natureza que evidencia grande valor estético ou natural.


O COMPORTAMENTO DAS PESSOAS NAS ÁREAS PROTEGIDAS



Nas áreas protegidas os visitantes deverão seguir algumas regras . Apresentamos 10 conselhos a que intitulamos “Regras de ouro dos Amigos da Natureza”:

1- És um convidado da natu¬reza - comporta-te como tal!

2- Não arranques plantas nem maltrates as árvores - a vegetação não pode fugir às tuas agressões.

3- Não faças ruídos que te privem dos sons da Natureza- nela podes encontrar a tranquilidade que não há nas cidades.

4- Não faças fogueiras nem lume fora dos sítios prepa¬rados para tal - qualquer descuido pode acabar com o que demorou anos a crescer.

5- Segue as indicações que encontres ou os conselhos dos guias.
6- Não deixes lixo ou desperdícios- não queiras deixar uma má recordação da tua visita.


7- Não incomodes nem maltrates os animais- a natureza é a sua casa.

8- Os espaços naturais existiam muito antes da tua chegada- deixa tudo como encontraste.


9- A observação, o estudo, o desenho e a fotografia são actividades que não prejudicam a natureza- podes aprender muito com ela.


10-Avisa imediatamente as auto¬ridades sempre que observes algo de anormal.





(texto base para uma acção de sensibilização para alunos do 7º ano de escolaridade da Escola EB 2,3 de Vila Franca do Campo, a convite da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, no dia 20 de Novembro de 1998)

Sem comentários: