quinta-feira, outubro 18, 2007

Educação, Tarefa Prioritária

“Na minha opinião, seria preciso mostrar-se e demonstrar-se ao açorianos que os Açores são uma região, (e não nove ilhas isoladas), com uma cultura, uma geografia, uma história, uma ecologia próprias e que cada habitante é responsável e não apenas as autoridades eleitas. Duma forma mais concreta, os principais problemas ambientais da região são a higiene, a exploração do mar, a procura de um turismo adequado à região, o inculcar respeito pela sua terra (e pelos seus habitantes, flora e fauna), a procura de um modelo insular específico e uma verdadeira política de qualidade de vida em vez da busca da rentabilidade a curto prazo, baseada num desequilíbrio ecológico da região que só terminará em crise”.

Como se poderá deduzir da leitura do excerto que fizemos de um texto do Dr. Gerard Le Grand a acção mais urgente a levar a cabo, entre nós, é a educação ambiental que deverá ter como principal objectivo o de formar uma população consciente e preocupada com o ambiente, capaz de trabalhar individual e colectivamente na resolução dos problemas actuais.

Somos de opinião que não é com comemorações do Dia da Árvore ou do Dia do Ambiente que se conseguirá “criar as bases que permitam esclarecer a opinião pública e dar às pessoas, às empresas e às colectividades, o sentido de responsabilidade no que respeita à melhoria do ambiente, em toda a dimensão humana” (Dec. Do Ambiente).

Torna-se cada vez mais urgente, se não se quiser ficar pela demagogia, implementar nos programas escolares, a começar pelos jardins de infância, a educação para e pelo ambiente, a prossegui-la fora da escola e a estendê-la a todos, sem excepção.

Publicado em “Zimbro”, nº16, Agosto-Outubro de 1987

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