quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Educação Ambiental (1)

A Educação Ambiental tem como objectivo fundamental envolver o cidadão na problemática da sua (e dos seus descendentes) qualidade de vida futura (Oliveira, 1989).

Embora diga respeito a todos, é sobretudo junto dos mais jovens que deverão incidir as acções de Educação Ambiental. Nas escolas, aquelas poderão integrar-se nos tempos lectivos das mais diversas diciplinas ou assumir uma carácter extracurricular. Papel importante, na organização das mais diversas acções, poderá ser desempenhado pelos Clubes de Ecologia ou de Amigos da Natureza,a criar por iniciativa de docentes e de discentes. A actividdae do “Barbusano-Clube de Ecologia da Escola Secundária Francisco Franco”, do Funchal, obra de um professor de Geografia, poderá servir de exemplo a todos nós. Aquele clube, que já editou uma brochura sobre a flora da Madeira e já dinamizou uma edição de Jornadas de Educação Ambiental, organiza regularmente passeios a pé aos mais diversos locais daquela ilha.

A Educação Ambiental não é tarefa exclusiva dos governos. Os cidadãos, individualmente ou associados, deverão contribuir para que ela seja uma realidade. Dos cidadãos espera-se maior empenho, do governo exige-se a criação de estruturas voltadas para a Educação Ambiental e a elaboração e aplicação de um programa coerente e continuado.

Voltarei ao assunto.

(Publicado em “O Pedagogo, ano IV, nº 6, 8 de Dezembro de 1989)

Sem comentários: