Foi na década de 60 que surgiu na ilha Terceira a associação “Os Montanheiros”. Começou com um grupo de jovens que tinha um espírito aventureiro e que começaram por percorrer a ilha explorando todos os cantos e recantos. Através das caminhadas o grupo de jovens descobriu um algar, baptizado por Algar do carvão. Com a exploração de rochas daquele local a população começou a ficar sensibilizada para a espeleologia, uma actividade que era pouco conhecida nos Açores. A partir daqui nasceu a vontade de criar um movimento associativo.
“Os Montanheiros” estenderam-se depois a outras ilhas, e mais recentemente à ilha de São Miguel com um novo núcleo que tem como presidente João Paulo Constância, como secretário João Carlos Nunes e como tesoureiro Pedro Dias Freire. A associação tem vindo a crescer e a fortalecer-se, sendo que o número de interessados em associar-se tem vindo a intensificar-se sobretudo nas ilhas onde não existiam um núcleo, como era o caso de São Miguel. “À medida que se vão abrindo novos núcleos em outras ilhas é mais fácil para as ilhas em que existia uma lacuna em termos de associação ambiental crescer o interesse da população que fica com vontade de participar e de se associar ao núcleo”, disse Paulo Barcelos.
“Para 2009 vamos continuar com algumas actividades que são recorrentes e que têm impacto junto da população, dos visitantes e junto dos próprios associados e pessoas que estão a colaborar”, referiu Paulo Barcelos, presidente da direcção da associação “Os Montanheiros”. A associação irá também dar prosseguimento à gestão turística das três cavidades vulcânicas, isto é, o Algar do Carvão (Ilha Terceira), a Gruta do Natal (Ilha Terceira) e a Gruta das Torres (Ilha do Pico). Contam também fazer cerca de 30 passeios pedestres entre as ilhas Terceira, São Jorge e Pico e visitas de estudo a diversas cavidades na ilha de São Miguel. Além de continuarem a gerir três ecotecas nas ilhas Terceira, São Jorge e Pico.
“Os Montanheiros” mantêm ainda uma participação activa, enquanto parceiro social, junto de vários departamentos do Governo Regional, nomeadamente com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e as suas respectivas Direcções Regionais.
Correio dos Açores, 26 Março 2009
Sem comentários:
Enviar um comentário