quinta-feira, maio 14, 2009

22 DE ABRIL- DIA DA TERRA

“ A Terra tem o suficiente para cada um de nós, mas não o bastante para a ganância de alguns”
Mahatma Gandhi

Com a participação de 20 milhões de cidadãos norte-americanos, em 1970, celebrou-se, pela primeira vez, nos Estados Unidos o Dia da Terra.

Nos Açores, a data foi celebrada pela primeira vez, em 1990, através de uma visita ao Jardim António Borges, durante a qual a Associação Amigos dos Açores apresentou um memorando sobre a cidade de Ponta Delgada, ao presidente da Câmara Municipal, Dr. Mário Machado.

Trinta e nove anos depois do aparecimento do Dia da Terra, tanto a nível regional como a nível nacional e internacional há razões para a sua comemoração todos os dias e não apenas a 22 de Abril. Com efeito, o modelo de desenvolvimento económico vigente continua a sobrevalorizar o aumento da riqueza para uns poucos, não tendo em conta nem as condições de vida da maioria dos seres humanos, nem a capacidade se suporte da natureza.

Achamos que a situação actual só pode ser alterada se a sociedade for capaz de optar por uma nova relação do homem com o ambiente, assegurando que todos os recursos sejam equitativamente repartidos entre todas as pessoas, tanto as do Norte como as do Sul e não esquecendo as gerações vindouras.

Pensamos, também, que um mundo mais justo, pacífico e ecológico só será possível através do contributo de todas as pessoas e não apenas dos governantes, dos técnicos ou dos especialistas. Nesse sentido, cabe às associações de defesa do ambiente, se não se desviarem dos objectivos fundamentais para que foram criadas, a defesa de causas e a educação cívica dos cidadãos, um papel fundamental na Defesa da Terra.

Teófilo Braga