quinta-feira, outubro 30, 2008

Liga de Amigos da Lagoa do Fogo



A Reserva Natural da Lagoa do Fogo, localizada na Ilha de São Miguel, foi instituída em 1974. Ao longo dos últimos 15 anos a paisagem observada no miradouro de acesso à Lagoa tem-se alterado. De facto, embora seja actualmente classificada como Sítio de Importância Comunitária, a Reserva Natural já não corresponde à visão idílica do passado.
A quantidade e variedade de plantas invasoras têm aumentado de modo contínuo. Numa breve descida à lagoa é possível encontrar uma espécie de margarida (Erigeron karwinskianus), dezenas de criptomérias (Cryptomeria japonica), dispersas e de variados tamanhos, formações de conteira (Hedychium gardneranum) com diferentes dimensões, um elevado número de fetos arbóreos (Sphaeropteris cooperi), várias árvores jovens de verdenaz (Clethra arborea), que já não é uma invasora apenas localizada na zona leste da ilha, acácia (Acacia melanoxylon), um arbusto semelhante aos brincos-de-princeza (Leycesteria formosa), com as suas bagas vermelhas com numerosas sementes, disponíveis para as aves transportarem, e até o incenso (Pittosporum undulatum). Existem também várias espécies nitidamente introduzidas acidentalmente pelos visitantes, nomeadamente nespereira, araçazeiro e macieira. Para além disso, existe também uma espécie invasora aquática (Egeria densa) muito conhecida na Lagoa das Sete Cidades. Existem ainda plantas ruderais, comuns em zonas sob forte influência humana, como a avoadeira (Conyza bonariensis) e a erva mole (Holcus lanatus), a invadir vários habitats, incluindo zonas húmidas.
Nestas condições, a Lagoa do Fogo está a tornar-se, gradualmente, numa reserva de espécies invasoras. É necessário travar este processo de um modo célere e sem hesitações. Todos temos obrigação de participar, e ninguém deve esperar que os outros resolvam este problema, em especial as comunidades mais próximas. Surgiu, assim, a ideia de organizar um movimento cívico, com o único e, a nosso ver, importante objectivo de travar este processo degenerativo.
Este movimento iniciará as suas actividades com a realização de uma acção simbólica, no próximo mês de Novembro.

Ponta Delgada, 29 de Outubro de 2008,

Luís Silva
Diogo Caetano
José Pedro Medeiros
Luís Noronha Botelho
Maria Manuela Livro
Lúcia Ventura
Eva Lima
Teófilo Braga

sexta-feira, outubro 10, 2008

Morreu o defensor do Ambiente: Veríssimo Borges





Veríssimo de Freitas da Silva Borges, de 60 anos, biólogo, ex-Presidente e membro do Núcleo de S. Miguel da Associação Nacional de Conservação da Natureza - QUERCUS, e empresário, faleceu anteontem de manhã no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.

Vítima de doença prolongada, a sua morte apanhou de surpresa muita gente e quem o conhecia é unânime em afirmar que o ambientalista sempre teve o Ambiente como primeira força de trabalho. Pensava na sua terra e na defesa do património ambiental, quer seja das lagoas [foi um crítico feroz das soluções apresentadas pelos vários governos], quer seja pela separação do lixo e/ou limpeza da orla marítima.

Em todas as causas ambientais, Veríssimo Borges teve sempre uma palavra a dizer, e as Portas do Mar, por exemplo, não escaparam à sua intervenção, principalmente por temer que com a subida da água do mar aquela zona seja uma das que possa conhecer as consequências e submergir, tal como Al Gore o prognostica para outros pontos do globo.

Certo é que o reconhecido ambientalista, além das fronteiras das ilhas, foi um defensor acérrimo das belezas naturais deste arquipélago e uma voz persistente e insistente na defesa do Ambiente desta terra. Foi também membro dos Amigos dos Açores e do SOS-Lagoas.

Querendo sempre estar na vanguarda do saber na área ambiental, Veríssimo Borges estava a fazer Mestrado em Educação Ambiental do Departamento de Ciências Agrárias/Departamento de Ciências da Educação do Campus de Angra do Heroísmo, na Universidade dos Açores, sendo colega de Teófilo Braga, dos Amigos dos Açores, que sobre a morte do ambientalista referiu no Blogue "Terra Livre": "o movimento ambientalista dos Açores perdeu uma das suas vozes mais importantes", esperando que "outros se levantem e não se deixem silenciar pelos poderes instalados".

Pedro Carteiro, da QUERCUS, por sua vez, destaca o óptimo profissional que era Veríssimo Borges. "Era um ser humano dedicado e empenhado". Recordando os tempos em que conviveu com o colega, sublinha a força de vontade e de querer do mesmo. "Só posso classificá-lo como uma excelente pessoa" afirma ao DA, acrescentando, "era uma pessoa determinada e um trabalhador incansável, com uma capacidade de trabalho indescritível". Acima de tudo, no entender de Pedro Carteiro, Veríssimo Borges foi em vida uma pessoa que acreditava no seu trabalho e que depositava muitas expectativas naqueles com quem trabalhava e com quem convivia diariamente. Também o Bloco de Esquerda, partido que o ambientalista se apresentava a estas eleições legislativas regionais, como independente, cancelou a sua campanha, por 24 horas. A coordenadora do BE /Açores, Zuraida Soares, adiantou à agência Lusa que Veríssimo Borges, "era acima de tudo um grande amigo", acrescentando que o partido decidiu suspender toda a actividade política programada para anteontem.

Segundo Zuraida Soares, Veríssimo Borges estava na lista do partido como independente, com o objectivo de "contribuir para a eleição de uma representação bloquista" para o parlamento açoriano. Também Carlos César ao Diário dos Açores lamentou "a perda de um amigo". O candidato do PS às eleições regionais afirmou que conhecia Veríssimo Borges desde a infância. Como tal, o seu falecimento representa, para o líder "rosa", "em primeiro lugar, a perda de um amigo com quem partilhei muitas lutas e com quem estabeleci muitas cumplicidades". O presidente do Governo Regional, actualmente em suspensão de funções, sublinhou mesmo que Veríssimo Borges foi um militante por muitas causas, todas elas desenvolvidas com muita paixão, no sentido interventivo. No entender de Carlos César, Veríssimo Borges é alguém que faz falta nos Açores, tendo endereçado palavras de solidariedade e pesar à família do extinto.

Também Berta Cabral destacou ao nosso jornal a autenticidade de Veríssimo Borges. "Tive a oportunidade de privar com Veríssimo Borges. Ele exerceu funções como representante da QUERCUS. Foi uma pessoa autêntica." De acordo com a autarca da Câmara Municipal de Ponta Delgada, em suspensão de mandato, Veríssimo Borges era "uma pessoa que defendia com toda a convicção os valores ambientais da nossa Região". Um aspecto que tinham em comum, refere Berta Cabral ao "Diário dos Açores". A agora candidata a deputada pelo PSD afirma que "sempre nos entendemos muito bem porque consideramos que é fundamental defender o nosso ambiente, que tem um valor inestimável e que é uma mais-valia enorme do ponto de vista turístico e do ponto de vista do desenvolvimento sustentável dos Açores". Berta Cabral diz mesmo que o falecido "foi um homem que morreu de pé”, e como tal presta-lhe homenagem. Nas palavras de Berta Cabral, "até à última, até quando pôde e conseguiu raciocinar e lutar, ele defendeu sempre os seus ideais". E finaliza a autarca, "presto-lhe a minha homenagem. Ele ficará para sempre na nossa memória".

(In Diário dos Açores)

quarta-feira, outubro 08, 2008

Veríssimo Borges


Hoje, faleceu Veríssimo Borges, membro dos Amigos dos Açores, durante algum tempo dinamizador do SOS-Lagoas e Presidente do Núcleo de São Miguel da Quercus.