domingo, março 11, 2007

Educação Ambiental (2)

Numa comunicação intitulada “Escola e Ensino Face à Protecção do Meio Ambiente”, apresentada nas Primeiras Jornadas de Protecção do Meio Ambiente que se realizaram em Angra do Heroísmo, de 25 a 28 de Fevereiro de 1988, o Dr. José Contente preconizou um conjunto de medidas, na área da Educação Ambiental, para se ultrapassar a mera sensibilização.

Em Julho de 1989, a associação ecológica Amigos dos Açores enviou a diversas entidades governamentais um memorando sobre os problemas ambientais da Região, do qual fazia parte um capítulo sobre Educação Ambiental.

Entre as propostas feitas, tanto na comunicação referida como no Memorando, destacamos a:

1- Implementação de cursos de reciclagem aos docentes da Região sobre o estudo dos meios natural e construído dos Açores;
2- Institucionalização de uma semana anual do ambiente, no âmbito da qual se procederia a um balanço das actividades encetadas no ano anterior e se planeasse as do ano seguinte, se orientassem trabalhos interdisciplinares da população escolar no meio ambiente natural e construído dos Açores, etc..
3- Criação de um prémio anual para projectos ou trabalhos que visem atenuar ou erradicar problemas ambientais da Região, comunidade local ou mesmo escola.

Sabemos, por intermédio da Directora Regional da Orientação Pedagógica que a sua Direcção Regional está a desenvolver contactos, com a Direcção Regional do Ambiente, com o objectivo de desenvolver acções de sensibilização junto dos professores e alunos e que irão ser tomadas em consideração algumas das propostas dos Amigos dos Açores.

Ficamos a aguardar.

(Publicado em “O Pedagogo”, ano IV, nº7, 23 de Dezembro de 1989)